sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Haine Brigade - Sauvages


Haine Brigade é uma banda francesa de punk anarquista formada em Lyon em dezembro de 1981.
Eram 3 vizinhos que descobriram o punk inglês de 77: Sex Pistols e The Clash.
A formação inicial da banda era Alexa e Laurent nos vocais, Gilles Garrigos na guitarra, Dominique no baixo, Régis Garrigos na bateria e Pierre-Yves no saxofone.Os integrantes não entraram no punk por moda, descobriram-se punks.
Logo eles já se interessaram pelo lado revolucionário do punk lendo muitos livros, principalmente os de Marx, Bakunin e Stirner, eles davam ênfase nos relacionados ao anarquismo. Em seguida descobriram a banda inglesa Crass e se identificaram muito,os lemas "Anarchy and Peace" e "Punk is Dead" eram realmente o que eles pensavam naquele momento, exatamente por isso a banda sempre foi muito associada ao anarquismo. Cada integrante sempre teve suas idéias, mas apresentavam algumas em comuns as quais eram: o anti-racismo, o anti-militarismo, o apartidarismo e uma idologia sólida.
As palavras do site oficial resumem o que pensam do punk: "Para eles, ser politizado, não ter uma ideologia que os guia, mas uma conscientização sobre o que está acontecendo ao seu redor, tomando uma posição. Nenhum deles acredita no grande dia da Revolução. Mas eles pensam que a anarquia é uma maneira de viver todos os dias com os olhos bem abertos para a realidade, o pensamento crítico sempre alerta nas suas próprias ações, ao recusar o maior número de normas (sociais, culturais , roupas ...) e sabendo que os inimigos da liberdade são aquelas que impõem restrições, que têm a capacidade de conduzir suas vidas (os líderes, os ideólogos, religiosos, militares, policiais e os Estado). Anarquia é lutar contra essas opressões a cada momento e estar aberto às tolerâncias, às lutas, às criatividades."
Devido aos gostos de cada integrante o som da banda soa entre o punk, o rock e o reggae, dando espaço para todos os gostos.As letras das músicas são basicamente sobre tudo que nos cerca. São observações e não soluções, como por exemplo quando dizem que as guerras não pararão enquanto houver ódio no coração das pessoas. O objetivo da banda é conscientizar a população da realidade que na maioria das vezes a mídia não nos mostra. Demonstrando a escravidão que vivemos e que a libertação do sistema opressor sempre será possível.
Felizmente, após diversas formações a banda ainda toca até a atualidade. Confira o site oficial deles AQUI.
O álbum que vou postar chama-se "Sauvages". Ele foi o primeiro LP da banda lançado pela Bébé Rose em 1987. Eles também participaram da compilação "1984 The Second" postada já aqui no blog.

Tracklist:
01- Commissariat blues
02- Mathilda
03- Solitude urbaine
04- Ciao gone
05- Rock terroriste
06- Pleine lune
07- Demain sera
08- Passager clandestin
09- I gonna do my head
10- N.R.V.
11- En avant la mujik
12- Face a face

Nenhum comentário: